dicas para resolver questoes de provas

Uma das melhores formas de você gravar um conteúdo é por meio da aplicação, ou seja, resoluções de  questões. Quando você resolve questões, você simula aquilo que você vai fazer. Desde do seu primeiro dia de estudos, você deve começar a resolver questões de concursos anteriores.

Um dos motivos que muitas pessoas não resolvem questões, é o fato de terem medo de errar. Se você nunca estudou um determinado assunto, é obvio que você não vai saber. A hora de errar é antes da prova.

Quantas questões resolver por dia?

A quantidade de questões resolvidas por dia varia a depender do teu nível de aprendizado e memorização do conteúdo teórico.

O tempo para resolução de questões vai diminuir proporcionalmente ao nível de aprendizado e memorização da teoria e também no treino de resolução delas.

Pessoas com pouco tempo para estudar devem saber dividir teoria e questões. Se o concurseiro tem 2 ou 3 horas de estudo por dia, ele não poderá investir 100% desse tempo só para as questões. Cada um sabe da sua realidade

Vantagens de resolver questões

►Quanto mais questões você resolver, mais você vai entender como a banca se comunica, quais as suas exigências, quais as estruturas das questões.

► Monitora o rendimento

► Fixa e memoriza o assunto

► Melhora o controle do tempo

► Descobre suas dificuldades

► Direciona os estudos

► Sabe qual  estratégia  utilizar para resolver a prova

► Permite que façamos uma autoavaliação

como nao esquecer o que estudou

Dicas de como não esquecer o que estudou

► Faça revisões periódica e sistemática

► Tudo que for difícil para você de determinada matéria, anote em um caderno.

► Reveja suas anotações

► Toda vez que for estudar um assunto revise o que viu na última sessão de estudos. Toda vez que volta no assunto você reforça o que viu. 

► Faça simulados

► Tenha tudo que foi lido estruturado, em um resumo.

► Faça intervalos depois de uma hora seguida de estudo

► Estruture o conteúdo do que foi estudado em tópicos lógicos e simples.

► Tente escrever sobre o conteúdo aprendido

► Faça uma leitura geral do conteúdo, antes mesmo de fazer a leitura definitiva

► Faça mapas mentais. Use desenhos e símbolos para te ajudar a montar o seu.

► Ao terminar de ler faça um teste consigo mesmo e tente se lembrar do que acabou de ler.

► Quando o assunto exigir decoreba básica, invente siglas para gravar assuntos (Acrônimos)

lei seca portal 400x266

 

Como estudar a Lei Seca (legislação) para os concursos?

Em qualquer prova de concurso público, é preciso organizar o estudo de todo o conteúdo programático de maneira estratégica e de acordo com métodos que facilitem o aprendizado. Durante a preparação, o aluno pode se deparar com a necessidade de estudar a “lei seca”, tendo em vista que muitas questões de prova são elaboradas diretamente com base no texto da legislação.

O primeiro passo é analisar as provas anteriores elaboradas pela mesma banca organizadora, buscando avaliar o padrão de cobrança do conteúdo de legislação. É importante baixar todas as leis e organizar um material de revisão breve, enfatizando os principais pontos do conteúdo programático.

Algumas dicas podem ser valiosas para orientar o estudo da lei seca:

  • Leia a lei em partes;
  • Associe a lei com a doutrina e você alcançará uma visão mais completa do conteúdo estudado;
  • Utilize a ferramenta de revisão mais adequada para você;
  • Entenda o significado das palavras na lei;
  • Resolva questões ou crie algumas diretamente através do texto da lei;
  • Marque os conceitos chave de cada artigo, inciso, alínea ou parágrafo;
  • Grife artigos quando entender que são os mais importantes;
  • Tente explicar para você mesmo os artigos que grifou.

A resolução de questões e a construção de um breve resumo no estudo de cada lei são etapas fundamentais, que podem aprimorar o estudo e proporcionar o melhor aproveitamento.

 

Onde é a fonte oficial da lei seca?

  • leis federais -  site do planalto.
  • leis estaduais - normalmente no site da câmara estadual do respectivo estado.
  • município - site da prefeitura municipal.

Devo usar sempre o texto compilado?

NÃO! Se o Edital contiver o histórico da modificação ou algum normativo específico que altere a legislação a ser estudada, você precisará saber exatamente quais foram as mudanças. Nesses casos, o melhor a fazer é estudar o conteúdo inteiro, ou seja, o texto completo. Mas isso é a exceção. A regra é que o texto compilado baste.

 

Atenção: ao procurar pela lei seca, é importante se atentar para a sua atualidade, ou seja, que seus dispositivos estejam vigentes e produzindo efeitos.

Qual a diferença entre lei seca, doutrina e jurisprudência?

  • Doutrina:é a reunião de ensinamentos de estudiosos da área.
  • Jurisprudência:é a reunião de decisões de tribunais em relação a determinado fato.
  • Lei seca: é o texto exato da lei de forma pura, ou seja, como foi escrito pelos legisladores.

 

Saiba das mudanças mais recentes

 Reg21

Como começar a estudar para concurso hoje?

 

1 - Saber para qual prova você vai se preparar

O primeiro passo é saber exatamente para qual prova deseja se preparar. Quem sabe o que quer, já está um passo à frente. Sabendo disso, é hora de se concentrar nas disciplinas que serão cobradas na prova. Para se antecipar e começar a estudar do jeito certo, você pode se basear em um edital anterior, pois o conteúdo programático tende a se manter semelhante nas provas de uma mesma área.

Se você ainda não se decidiu sobre o concurso ou área que quer seguir, comece pesquisando e estudando disciplinas que caem com frequência na maior parte dos concursos, como, por exemplo, Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, etc.

O último edital não necessariamente é uma representação perfeita do próximo edital, mas ele é próximo o suficiente para você ter a orientação que precisa e começar a estudar HOJE.

Se você não sabe como iniciar os estudos, comece estudando pelo menos três disciplinas:  direito constitucional, direito administrativo e português.

Reg4

 

Conselhos para concurseiro iniciante

 

A aprovação em um concurso público envolve um processo mais complicado do que se imagina. O desafio que vem pela frente é grande. De início, o aluno já deve estar consciente do esforço necessário para conquistar a aprovação, assim como, abdicar de muitas coisas que fazem parte do seu cotidiano, já que grande parte do seu tempo será dedicada aos estudos.

Existe uma máxima entre muitos concurseiros segundo a qual o aluno não precisa aprender o conteúdo, só precisa passar na prova. É verdade! Porém, aprender é muito mais prazeroso, principalmente tendo em vista que os conhecimentos exigidos em uma prova de concurso abrangem habilidades que o candidato deve possuir ao assumir um cargo.

Uma vez que o concurseiro assume o propósito de concorrer a um cargo através de concurso público, ele deve ser guiado pela determinação que transforma o processo de preparação no mais importante projeto da vida dele, mesmo que seja por um período curto.

Como estudar melhor os conteúdos que você não gosta

 

A trajetória de preparação do aluno para prestar concursos públicos é permeada pelos mais variados desafios. Todo mundo têm maiores dificuldades em uma disciplina ou simplesmente não gosta de estudá-la. Assim, quando chega o dia de estudar o assunto, pensa logo: “não preciso estudar isso hoje, não é tão importante assim’’, ou “não vão cair muitas questões’’, “qualquer coisa eu chuto’’. Ou seja, você não está querendo estudar isso e está cheio(a) de resistência.

Aquela disciplina que te causa maior dificuldade ou que você não gosta é exatamente onde você precisa se empenhar com mais afinco.

Você se sente incompetente quando encontra algo que é difícil pra você. E então, surge aquele pensamento: “ai meu Deus, eu não vou passar por causa disso’’.

E o que fazer para mudar isso?

  • Identificar qual é a disciplina;
  • Destinar mais tempo para essa disciplina;
  • Utilizar bons materiais, principalmente aqueles que você consegue entender;
  • Aceitar que essa disciplina não é simplesmente uma disciplina que você não gosta, e sim, uma disciplina que no momento você está enfrentando dificuldades para dominar, mas que pode superar isso.