Meus Sites na Web

Conhecimentos Bancários (Perguntas Frequentes) PDF Imprimir E-mail
 Os conhecimentos bancários constituem tema central dos concursos para bancos. Todos os anos, os editais de concursos deste tipo exigem, nos seus conteúdos programáticos, uma série de tópicos que estão inseridos nos conhecimentos bancários.

 Entre os tópicos mais comuns nos editais de concursos estão as aplicações financeiras, como o CDB e RDB; o arrendamento mercantil (leasing), atendimento bancário, operações de câmbio, cartões de crédito e cheques; abertura, encerramento e bloqueio de contas, cooperativas de crédito; empréstimos e financiamentos; fundo garantidor de crédito e sistema de informações de crédito, dentre outros.

Os principais tipos de contas são a conta de depósito à vista, a conta de depósito de poupança e a conta-salário. Para abertura de conta de depósito é necessário o preenchimento da ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente. Além disso, o cliente deverá dispor de quantia mínima, caso exigida pelo banco, e apresentar os originais dos documentos exigidos.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, pois deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado. Entretanto, para os cheques de valor superior a R$ 5.000,00, é conveniente que o cliente comunique ao banco com antecedência. O cheque também é um título de crédito para o beneficiário que o recebe, pois pode ser protestado ou executado em juízo.

Portanto, conhecer esses e outros temas que fazem parte dos conhecimentos bancários é indispensável para um bom desempenho na hora da prova.

Para saber mais, baixe nossa apostila grátis com as perguntas mais frequentes retiradas do BACEN.

 
Joomla Templates by Joomlashack